O Que são Toxinas? Como Fazer Uma Desintoxicação Natural?

Como fazer uma desintoxicação corporal? vejas as dicas.

O que são toxinas?


Uma ‘toxina’ é uma substância no corpo que pode causar danos se acumulada e, portanto, deve ser neutralizada e eliminada do sistema. Devido ao aumento de produtos químicos em nosso ambiente, reduzir nossa exposição geral a toxinas nunca foi tão importante para apoiar a saúde geral.

Por exemplo, xenobióticos, que são toxinas não produzidas naturalmente no corpo, podem ser ingeridos de alimentos não orgânicos, como pesticidas.

Eles podem ser inalados como a partir de gases de escapamento ou pesticidas novamente em áreas agrícolas ou entrar pela pele, como é o caso da benzofenona-3 encontrada em filtros solares químicos.

O acúmulo de xenobióticos pode afetar a saúde ao longo do tempo, por isso é importante estar atento à exposição diária.

Por exemplo, escolher alimentos orgânicos sempre que possível, evitando alimentos processados, especialmente aqueles que contêm glutamato monossódico (MSG) e evitando carnes grelhadas no carvão que contêm hidrocarbonetos aromáticos policíclicos (PAHs) e aminas aromáticas heterocíclicas (HAAs).

Plásticos incluindo bisfenol A (BPA) e ftalatos devem ser evitados e sem BPA, embora marginalmente melhor, também não é uma virada de jogo aqui. Escolher recipientes de vidro ou alumínio seria uma escolha melhor, pois eles não contaminam a água ou os alimentos que estão armazenando.

Beber água filtrada para evitar a exposição a toxinas também é uma boa ideia, sempre que possível. Escolher recipientes de vidro ou alumínio seria uma escolha melhor, pois eles não contaminam a água ou os alimentos que estão armazenando.

Escolher recipientes de vidro ou alumínio seria uma escolha melhor, pois eles não contaminam a água ou os alimentos que estão armazenando. Beber água filtrada para evitar a exposição a toxinas também é uma boa ideia, sempre que possível.

Além dos xenobióticos, algumas toxinas são produzidas naturalmente no corpo e devem ser neutralizadas da mesma forma. Conhecidas como endobióticos, essas substâncias incluem hormônios e neurotransmissores, como estrogênio e adrenalina, que cumpriram seu papel e precisam ser eliminados.

Os resíduos metabólicos são outras formas de endobióticos, como a ureia. A eliminação dessas substâncias é vital – por exemplo, a desregulação do estrogênio está associada a miomas e endometriose.

Mais recentemente, estudos têm mostrado que os xenobióticos podem alterar a composição do microbioma, que desempenha um papel profundo na saúde geral. Portanto, se o lift detox caps não estiver funcionando de maneira ideal, um acúmulo de xenobióticos e endobióticos pode ter um efeito indireto na saúde.

É fácil ser pego e ficar com medo de toxinas sobre essas toxinas ambientais, especialmente porque pode haver muito alarde sobre o assunto. Em última análise, temos que aceitar a gordura que, no mundo moderno, estamos expostos a toxinas e precisamos de mais pesquisas para entender como isso afeta nossa saúde a curto e longo prazo.

O que sabemos é que manter nosso sistema de desintoxicação funcionando de maneira otimizada, apoiando-o com os nutrientes certos, é fundamental . Também podemos tomar cuidado para não atolar regularmente a desintoxicação com outras toxinas sobre as quais temos controle, como álcool e fumaça de cigarro.

Como o corpo funciona para se proteger e eliminar as toxinas?

Alguns sistemas trabalham juntos para manter a desintoxicação funcionando de maneira eficiente, e todos eles precisam de suporte. O revestimento do intestino O revestimento do trato gastrointestinal é a primeira linha de defesa contra as toxinas ambientais ingeridas, portanto, é importante proteger essa barreira física consumindo alimentos ricos em fibras, como vegetais e grãos integrais.

O aminoácido glutamina encontrado em alimentos ricos em proteínas, como carnes, aves, peixes, ossos, laticínios e alguns vegetais como repolho e feijão, bem como ômega 3, vitamina A e zinco, mostraram apoiar o revestimento da mucosa de o intestino.

Açúcar e álcool rompem o revestimento da mucosa e podem levar à permeabilidade intestinal, às vezes conhecida como “intestino permeável”, que pode resultar em aumento da carga tóxica, inflamação e desintoxicação prejudicada.

Todas as Fórmulas Equi trabalham para apoiar o revestimento do intestino com ingredientes específicos como glutamina, colágeno, zinco, ômegas e vitamina A que ajudam a nutrir as células que mantêm a membrana intestinal forte e saudável.

O Microbioma


O microbioma intestinal desempenha um papel na desintoxicação muito antes que as toxinas cheguem ao fígado. Por exemplo, estudos nos mostraram que as bactérias intestinais metabolizam muitos medicamentos prescritos antes mesmo de chegarem ao fígado.

Para apoiar a desintoxicação no intestino, um microbioma saudável é a chave. Comer uma dieta rica em fibras diversificada e abundante é a chave para apoiar o microbioma.

Incluir alimentos pré e probióticos ajudará a alimentar e inocular o intestino com todas as bactérias comensais benéficas, como Bifidobacterium e L actobacillus , ambas encontradas nos produtos Equi London Formula. Alimentos prebióticos incluem aveia, banana, cebola, alho, grãos integrais e alimentos probióticos incluem kefir, chucrute, kimchi, tempeh, missô e kombuchá de boa qualidade.

O Fígado


Além do intestino, o fígado desempenha um papel importante na desintoxicação. Se observarmos o processo com mais detalhes, há três estágios principais de atividade – Biotransformação (fase 1), conjugação (fase 2) e eliminação (fase 3). Algumas toxinas podem passar apenas por uma fase e outras passarão por todas as três.

Fase 1 do Fígado
Esta é a fase inicial em que ‘toxinas’ solúveis em gordura são transformadas em metabólitos, por um grupo de enzimas conhecidas como CYP450 (7). Uma série de reações químicas ocorre e dependendo da ‘toxina’ que está sendo trabalhada, diferentes enzimas serão acionadas.

Para apoiar as inúmeras enzimas a desempenhar esse papel vital, muitos nutrientes e antioxidantes essenciais são necessários como co-fatores. Por exemplo, as vitaminas B encontradas em vegetais crucíferos, como brócolis e couve, são essenciais, incluindo B9, folato (também conhecido como ácido fólico).

Os antioxidantes, como as vitaminas A, E e C, também são importantes, e podem ser obtidos a partir de frutas e vegetais de cores vivas, como batata-doce, abóbora, manga, frutas vermelhas, frutas cítricas, kiwi e pimentão.

Cardo de leite, uma erva que tem sido usada por centenas de anos por sua capacidade de apoiar a função hepática, também é mostrado para apoiar o fígado. Durante a fase 1, o cardo leiteiro na forma de silimarina pode proteger o fígado das toxinas ambientais, pois elas estão sendo decompostas.

A raiz do dente-de-leão é outra planta conhecida por seu papel na desintoxicação corporal, protegendo contra os danos oxidativos. Todos esses ingredientes são encontrados em Formulas, incluindo Formula for perda de peso saudável, Fórmula Original para a melhoria geral da saúde e Fórmula de Beleza, o suplemento para pele saudável .

Fase 2 do Fígado
Os metabólitos produzidos durante a fase 1 agora são ‘empacotados’ ou conjugados, o que reduz sua reatividade e os prepara para excreção. Se a fase 1 exigiu uma variedade de vegetais e frutas, a fase 2 pode ser lembrada por sua necessidade de proteínas (aminoácidos).

Os três aminoácidos essenciais necessários para dar suporte à fase 2 incluem glutamina, glicina e cisteína. Eles passam a produzir glutationa antioxidante, que desempenha um papel importante na desintoxicação.

O ácido lipóico pode aumentar os níveis de glutationa no corpo, o que ajuda a excretar uma grande variedade de toxinas, como metais pesados ​. Ferro, B12 e molibdênio ricos em carnes orgânicas, carnes e laticínios também são necessários para a fase 2.

Baixos níveis de B6, folato, zinco e magnésio podem reduzir a atividade da fase 2, pois estão envolvidos em um processo conhecido como metilação, que é responsável pela desintoxicação de neurotransmissores e estrogênios.

Vegetais crucíferos e cardo leiteiro ainda têm um papel a desempenhar durante a fase 2, assim como os alimentos ricos em enxofre, como alho e cebola.

Dr. Luiz Carneiro

Nota lateral – se você apoiar bem a desintoxicação da fase I, mas não apoiar a fase II de forma otimizada, as toxinas podem ficar “presas” entre essas fases. Isso não é saudável para nós, pois muitas vezes as toxinas parcialmente desintoxicadas são piores para nós do que as toxinas em seu estado original.

É por isso que é vital garantir, ao fazer uma desintoxicação, que os produtos ou programa que você está usando suportam ambas as fases I e II de uma forma inteligente.

Assegurar que você consome os nutrientes essenciais listados acima através da dieta é fundamental, mas também adicionar um suplemento nutricional completo , Fórmula Enxuta ou Fórmula de Beleza , que ajudam a apoiar a desintoxicação da fase 1 e da fase 2 da melhor maneira possível para seu corpo.

Observe também que a proteína é necessária para a desintoxicação, e é por isso que purificadores de sucos punitivos podem, às vezes, deixar de fornecer o que o corpo realmente precisa para uma desintoxicação saudável.

Fase 3
Também conhecida como fase de eliminação, onde os metabólitos da toxina neutralizada são transportados do fígado para o sangue e a linfa. A partir daqui, os metabólitos são eliminados do corpo através do intestino (via bile), rins (como urina) e pele (via suor).

Para apoiar esse processo de eliminação, é importante garantir uma boa ingestão de fibras de vegetais, cerca de 2L de água por dia, bem como apoiar o fluxo de bile ao comer alimentos amargos, como rúcula, chicória e vegetais crucíferos levemente cozidos no vapor ou crus (o comida de desintoxicação de herói!).

Para apoiar os rins, assegure a ingestão adequada de líquidos, ao mesmo tempo que limita a cafeína e o sódio (sal). Por ser o maior órgão, a pele desempenha um papel vital na fase de eliminação .

Ajudando a suar por meio de exercícios regulares, sauna, hidratação e evitando tudo o que reduz a transpiração, como antitranspirantes. A massagem e a escovação do corpo seco têm um papel a desempenhar para estimular a drenagem linfática e, portanto, ajudar na desintoxicação.

Por último, se você achar que seu intestino está reforçado e você está regularmente constipado, este é o primeiro lugar para trabalhar.

Se o fígado fizer todo o seu trabalho e as toxinas metabolizadas chegarem ao intestino prontas para serem removidas, mas não puderem, elas podem ser reabsorvidas. É por isso que qualquer bom programa ou suplemento de desintoxicação deve conter um suporte intestinal adequado.

Gostou do artigo? Compartilhe para atrair mais pessoas interessadas no assunto! Beijos!

Comment

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *